Bolsa Mariana Nobre Vieira

Mariana Nobre Vieira foi uma artista multidisciplinar cuja biografia artística ficou marcada por intervenções e colaborações em coletivos como os da Rabbit Hole (Lisboa), Mina (Lisboa) e Lecken (Berlim). O seu trabalho performativo é influenciado pelo seu percurso académico (Dança, Economia, Filosofia), mas também pela reflexão autobiográfica e pelas experiências na cena noturna de Lisboa e de Berlim, cidade onde residiu entre 2017 e 2020. Na sua prática artística, interligava abordagens teóricas provenientes do pós-humanismo, da teoria queer e do existencialismo. Formalmente, privilegiava a criação de objetos híbridos, que navegavam entre a performance e a instalação, construindo habitats encantados para a convivência de diversas subjetividades, para além da sua própria.

Mariana desenvolveu uma pesquisa artística que denominou como “A State of Rave”, onde manifestava a necessidade de pensar, entender e resignificar a criação artística enquanto estado de alienação que remete para o presente e para uma ideia de coletivo. É, também, a partir deste espírito que surge o projeto TRUST COLLECTIVE e esta Bolsa de Criação, acreditando que este é um caminho para continuar a defender ideias plurais de coletivo e de trabalho em comunidade, princípios que sempre foram essenciais para Mariana.

A Trust inaugura e celebra a 1ª edição da Bolsa de Criação Mariana Nobre Vieira! Esta bolsa destina-se a criadores de artes performativas que procurem espaços de residência para aí
desenvolverem os seus projectos. Nesta 1a edição a bolsa insere-se na programação Políticas e Práticas da Amizade”.

Mariana Nobre Vieira

CONDIÇÕES:

Esta bolsa aufere ao artista de um espaço de trabalho e alojamento durante um período de duas semanas, e um valor bruto de 2000€ de apoio ao projeto. Esta call prevê ainda duas partilhas públicas do projeto em diferentes momentos do processo.

A Trust Collective foi fundada em 2020 e apresenta-se enquanto espaço de residências e plataforma artística transdisciplinar de incentivo à criação artística em comunhão com a comunidade e a vasta natureza presente no território.

→ Condições e Regulamento aqui
→ Formulário de Candidatura aqui

Para esclarecimento de dúvidas, podes contactar a Trust através do e-mail bmnv@trust-collective.org

1ª EDIÇÃO – 2024

‘uma pesquisa à procura de título’, de Maurícia | Neves

dança, teatro, performance
 
Trago a clown de 2007 a 2010.
Trago as aulas de canto lírico de 2013.
Trago o corpo, esse que anda sempre comigo e eu com ele.
o corpo, em minúsculas, mas bem significativo.
Maurícia | Neves

Fotografia: Bon Bon