Landscape Series

  • artes visuais
  • transdisciplinar

Date

Out 17 - 31 2022

Time

All Day
  • 00

    days

  • 00

    hours

  • 00

    minutes

  • 00

    seconds

Série de arte de instalação visual e pedagógica desenvolvida pelo artista desde 2018.
A Landscape Series é sobre reconhecimento e sustentabilidade, materiais reutilizados são reunidos com entusiastas/estudantes de arte locais numa construção geométrica minimalista em locais específicos durante um período temporário de tempo, depois fotografados como parte de um arquivo de memória.
A Landscape Series é uma “homenagem” à natureza como novo “ritual” perceptivo criado através da inserção de um elemento artificial perturbador, a fim de trazer consciência à nossa pegada e utilização de materiais de construção.
A ideia é expandir o projecto Landscape a outros territórios com um novo processo de investigação e instalação, com a intenção de registar o máximo de paisagens possível.
A intenção é retirar o termo “paisagem” e aspectos bidimensionais desta expressão artística, actualizando-a para um contexto contemporâneo, com quatro dimensões, levando o espectador a testemunhar esta paisagem, esta “moldura” como um espaço físico real e natural.
Assim, já não integramos uma interpretação gráfica individual, mas evoluímos para uma experiência completa com uma reacção tectónica que engloba múltiplas percepções e interpretações.
Estamos agora dentro de um espaço ilimitado para a arte, e aumentamos inconscientemente as nossas capacidades de percepção do espaço sem referências cartesianas.

Todas as instalações são temporárias e todos os materiais utilizados para a construção das peças são reutilizados a partir de resíduos da indústria da decoração cinematográfica.
Através desta construção, o artista revela o seu imaginário, e o espectador a sua percepção.
Forma, escala, cor – procura de configurações sem equivalentes no ambiente natural, para estabelecer uma nova dimensão cénica que proporciona ao observador uma leitura e experiência diferente da paisagem, com o objectivo principal de promover a consciência e apreciação de ambas.
É um momento de contraste entre realidade e ilusão, orgânico e geométrico, natural e artificial.

Pedro Gramaxo (Artista)
Tiago Silva (Assistente de Produção)

Organizer

Pedro Gramaxo
Website
https://pedrogramaxo.com/