PARTILHA PÚBLICA “CRAFTING” do AND LAB /// CONCERTO DIAN

  • Laboratório
  • Música
  • Programação Cultural
  • transdisciplinar

Date

Abr 19 2024
Expired!

Time

6:00 pm - 9:00 pm

The event is finished.

::: TRUST ABRE AS PORTAS À COMUNIDADE PARA UMA PARTILHA PÚBLICA E UM CONCERTO :::
🗓 19 Abr
🕰 18h -21h
📍 Trust Collective, Barril de Alva (Estúdio Galinheiro)
::: ENTRADA LIVRE :::

Começamos com:
18h – 20h PARTILHA PÚBLICA | AND LAB CRAFTING 2024
Partilha de processo, conversa com as artistas e convívio
– Práticas de Transmissão, de Astrid Toledo (BR/FR)
– Performances Conviviais, de Nadiana Carvalho (BR)
acompanhamento e orientação de Fernanda Eugenio
assistência de Henrique Antão

O Programa Crafting | Residências Assistidas do AND Lab se desloca todo ano de Lisboa para o Barril de Alva para duas semanas de imersão nas ferramentas da metodologia de composição e pesquisa das políticas da convivência Modo Operativo AND aplicadas a processos de criação, com o acompanhamento ume-para-ume de Fernanda Eugenio.

O AND Lab é uma plataforma artística de pesquisa praticada, multi e indisciplinada, que se dedica a investigar outras possíveis ecológicas para a vida comum, a partir do reconhecimento das bases irreparáveis do mundo tal como o conhecemos, do exercício da responsabilidade-cuidado e da interrogação sobre a contribuição da arte para políticas de reparação e modos de existência mais recíprocos e justos. As práticas são alicerçadas pelo Modo Operativo AND, metodologia de composição ético-estética-somático-política para Reparar (n)o Irreparável.

www.and-lab.org

Práticas de Transmissão, #acompanhar (Astrid Toledo)
A partilha dessa pesquisa se dará através de práticas que convidam a experimentar diferentes aspectos do gesto do acompanhar.
Este trabalho foi produzido com o auxílio da União Europeia. As opiniões que serão expressas não podem, de forma alguma, ser consideradas como reflexo da opinião oficial da União Europeia.

Performances Conviviais (Nadiana Carvalho)
Partilha da pesquisa e construção do que a artista chama de ‘performances conviviais’, práticas cujas relações propõem um posicionamento de “viver com” as circunstâncias, fortalecendo vínculos de cordialidade e de produção de diferença.

20h15 – 21h CONCERTO COM DIAN

Diana Duta (RO/BE) é uma artista que trabalha com o som de forma hipnótica, com formação em arte e linguística sociocultural. O seu trabalho centra-se em conceitos de mimese e reiteração nos mundos linguístico e natural, na nossa relação com o não-humano e em actos de escuta. O seu projeto a solo DIAN faz desaparecer coisas com palavras, enquanto realiza um striptease oracular no escuro. Outros trabalhos incluem obras para rádio, as sessões mensais de hipnose comunitária t.r.a.n.c.e e projectos de tradução colectiva. O álbum de estreia de DIAN, grammar, glamour, grimoire, será lançado pela Anterior Insula em 2024.

https://jambes.bandcamp.com/album/throw-roses-into-the-abyss
http://dianaduta.com

Na Trust, Diana tem estado a gravar material para o seu novo álbum. Uma composição sonora improvisada que convoca o mundo natural sem o repetir em toda a sua complexidade – mas antes como um reflexo instável, um espelho torto. Evocam-se objectos e fenómenos (casca de laranja, garrafas, rios, eucaliptos e mimosas, tractores, partículas de poeira – todos presentes nos arredores de Barril de Alva), emula-se ou fabrica-se a sua presença em vez de a imitar diretamente. Podemos por vezes ouvir os seus monólogos polifónicos. Na sexta-feira, DIAN apresentará uma performance ao vivo deste trabalho em curso.

Com o apoio da Wallonie-Bruxelles International (WBI)

Organizer

AND LAB / DIAN
Categoria