Programa hANDling – Escola do Reparar 2022 – Oficina-Retiro
- Laboratório
- transdisciplinar
Date
- Jul 22 - 24 2022
- Expired!
Time
- All Day
The event is finished.
Programa hANDling – Escola do Reparar 2022
Oficina-Retiro de Introdução e Desdobramento do Modo Operativo AND, com Fernanda Eugénio
+Noite inaugural com a exibição do documentário ‘Dez Anos de AND Lab. Uma re-membração’, de Inês T.Alves e conversa com Fernanda Eugenio, Ana Dinger and Inês T.Alves.
22 a 24 de julho de 2022, Trust Collective, Barril de Alva
O Modo Operativo AND, metodologia criada pela artista e antropóloga Fernanda Eugenio, é uma interface teórica e prática, transversal a várias áreas de conhecimento, que oferece uma caixa de ferramentas sob a forma do Jogo, para a investigação singular e coletiva dos mecanismos do viver juntes, ou seja, da composição praticada enquanto ética de posição-com, através do exercício do Re-parar: parar de novo, fazer o inventário-invenção do possível a cada vez, e efetuar a reparação através do cuidado-curadoria duracional das relações. Praticando uma consciência encarnada e modos de fazer baseados na circunscrição do comum e na performatividade do afeto, o Modo Operativo AND abre caminho para a emergência de paisagens colaborativas e territórios intervalares de suficiência.
Através de exercícios práticos que põem num mesmo plano o pensar e o fazer, o Modo Operativo AND permite a investigação direta e experiencial dos mecanismos singulares e coletivos da convivência, propondo ferramentas concretas para potenciar processos de colaboração, co-aprendizagem e negociação da convivência. Nomeadamente, permite perceber padrões comportamentais e tendências relacionais, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades de auto-regulação emocional, de auto-gestão da atenção (seleção, focalização e coordenação dos estímulos), e de consequentes tomadas de decisão e respetiva performação.
No âmbito das oficinas, a interface ‘jogo de tabuleiro’ é aquela que serve de base à partilha, a seguir desdobrada em diferentes exercícios mais complexos, com diferentes escalas, no estúdio ou em espaço exterior, a depender do grupo e da duração do encontro. Neste jogo não há regras preestabelecidas mas sim regras imanentes, que emergem do próprio jogar, ou seja, do co-posicionamento e da co-responsabilização de quem participa. Através de um trabalho de dobra-e-desdobra e de manuseamento direto da materialidade dos acontecimentos, é possível ‘pensar com as mãos’, corporificando as questões da convivência, da sustentabilidade, da criatividade, da empatia/sintonia, da disponibilidade à diferença e da reciprocidade.
Os exercícios permitem que pessoas participantes com os mais diversos interesses e perfis – provenientes de qualquer área, tendo ou não contato prévio entre si ou com o MO_AND – possam partilhar um mesmo plano de inquietação, experimentando de modo vivencial e coletivo as questões ético-políticas e afetivas implicadas na construção co-responsiva do comum e na sustentação de vínculos de reciprocidade.
Inscrições:
https://www.and-lab.org/event-details/handling-oficina-retiro-de-introducao-e-desdobramento-do-modo-operativo-and