REF.USE (título provisório)

  • artes visuais
  • Performance
  • transdisciplinar

Date

Ago 01 - 15 2022

Time

All Day
  • 00

    days

  • 00

    hours

  • 00

    minutes

  • 00

    seconds

Esta é a primeira residência de investigação e pesquisa de Mafalda Miranda Jacinto para o projecto de criação artística “REF.USE”. Este é um projecto colaborativo que será desenvolvido em conjunto com a artista grega Anthi Kougia. Esta primeira residência será uma fase preparativa antes da primeira residência conjunta em Atenas no estúdio “Visitors”.
“REF.USE” é uma proposta para teatro cuja ideia é explorar a ideia de teatro vazio e as possibilidades de transformação do espaço. A sinopse actual do projecto escreve-se da seguinte forma:

 

Um espectáculo está prestes a começar num pequeno palco colocado no próprio palco. Os poucos espectadores que enfrentam o pequeno palco estão à espera. Depois de algum tempo, ouve-se um anúncio:

 

“O ESPECTÁCULO ESTÁ A SER CANCELADO DEVIDO AO BAIXO NÚMERO DE ESPECTADORES. POR FAVOR, ABANDONAR O TEATRO’’.

 

O silêncio e o vazio sendo percebido como espaço condensado, tornar-se-ão um terreno fértil para a criação de relações criativas. A sua crescente insatisfação levará a um desejo de desobediência e de recusa de sair do teatro.

 

Desencadeados pelas suas próprias expectativas, os espectadores-performers começarão inocentemente, a partir de um jogo de adivinhação, a conjecturar fantasias sobre o que seria a peça cancelada e irão reinventar o espaço, transformando a sua topografia.

 

De uma sala de espera, o espaço será transformado numa sala de acção; um espaço transitório, inesperado e cheio de reviravoltas, onde a dramaturgia será tecida sobre as possibilidades. 

 

Ficha Artística

CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Anthi Kougia e Mafalda Miranda Jacinto 

APOIO À DRAMATURGIA E INTERPRETAÇÃO João Estevens

 

Bio

Mafalda Miranda Jacinto (Lisboa, 1989) é uma criadora, performer, gestora/ produtora e artista visual. Enquanto criadora orientada para uma linguagem visual, Mafalda privilegia a criação de imagens em movimento, como meio para explorar o surreal na realidade. Iniciou o seu percurso artístico no Chapitô, e posteriormente no Grupo de Teatro da Nova (da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) onde trabalhou com Adriana Aboim, Cátia Pinheiro (Estrutura, Porto) e John Romão (Bo.Ca). Em 2016, conclui o mestrado em Performance Making pela Goldsmiths (RU) e participa, um ano depois, na primeira edição do PACAP (Programa Avançado de Criação em Artes Performativas), no Forum Dança, onde teve a oportunidade de ser educanda de Patrícia Portela, Sofia Dias & Vitor Roriz, João Fiadeiro, João Tabarra, Gonçalo Tavares, Sónia Baptista, Miguel Bonneville, Francisco Frazão, entre tantos outros profissionais de interesse nas artes. É desde 2013 que passa a integrar o coletivo Rabbit Hole e, em 2020, vem a fundar o espaço de residências artísticas TRUST Collective, em Barril de Alva/ Arganil. Os seus trabalhos e colaborações já tiveram a oportunidade de ser apresentados em Portugal, Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Grécia. Actualmente, trabalha na gestão de comunicação da Rua das Gaivotas 6 e do Teatro Praga, em Lisboa.

Organizer

Mafalda M. Jacinto / Rabbit Hole