Sombras de Alva – Residência de Maria Condado

  • artes plásticas

Date

Jul 31 2023 - Ago 06 2023
Expired!

Time

All Day

The event is finished.

“Pretendo numa residência de 7 dias em Barril de Alva desenvolver um trabalho de pesquisa e experimentação no campo da fotografia e desenho a partir da luz (solar e artificial).
Ao longo dos anos tenho vindo a desenvolver o meu trabalho na área da Pintura deambulando sobre o tema da Paisagem. Todas as incursões feitas em outros médiuns, como a fotografia ou a intervenção na paisagem, têm sido sempre oportunidades exploratórias, de pesquisa para o trabalho de Pintura.
Com este projeto “Sombras de Alva” proponho-me a interagir com a paisagem circundante durante os dias quentes e solares de Agosto, capturando sombras através do desenho e registos fotográficos. Com o pôr do sol, tenciono entrar numa outra fase do trabalho, projetando o que foi recolhido durante o dia numa das paredes dos amplos estúdios que o espaço de residência oferece. Aí (protegida da luz e do calor) pretendo interagir com essas imagens, com as sombras do meu próprio corpo ou com outros desenhos. Estas imagens habitadas poderão ser agora novamente fotografadas, criando uma espécie de matriosca de experiências pictóricas sem fim.”

Maria Condado

BIO:

Nasceu em 1981, vive e trabalha em Lisboa.

Licenciada em Pintura pela FBAUL em 2004, participou em 2006 no workshop Intervir na paisagem orientado pelo escultor Alberto Carneiro nas Oficinas do Convento, Montemor-o-Novo e em 2015 completou a Pós-Graduação em Jardins e Paisagem pela FCSH em Lisboa.

Das suas exposições individuais destacam-se O sono de Debussy (2021), Galeria Carlos Carvalho, Lisboa; O Lago (2018), Espaço Amoreiras, Lisboa; Do azul faz-se o verde (2017) na Galeria Caroline Pagès, Lisboa; Splendor in the grass (2016) na Galeria MCO, Porto; Trabalho de Campo (2013) no Next Room, Lisboa;  Jardim Botânico (2009) e Promised Land (2007) na Galeria Caroline Pagès em Lisboa. Das exposições colectivas salienta-se  a participação na Bienal de Coimbra Anozero’19 (2019); A Play of Boundaries (2018) na Galeria Carlos Carvalho, Lisboa;   Onde é a China? (2014), Museu do Oriente, Lisboa; 16º Programa de Exposições (2014)Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa;  Pavilhão de Portugal (2009), Hangar-7, Salzburgo, Áustria  e Vestígio (2008), Hospital Júlio de Matos. Foi seleccionada para o Prémio Anteciparte, Lisboa (2006) e para o Prémio de Pintura Ariane de Rothschild, Lisboa (2005). O seu trabalho está  incluído na colecção da Fundação PLMJ, Colecção Norlinda e José Lima e na colecção do Grupo RAR .

Em 2016 foi editado o seu livro de artista Hortus pela Stollen Books Editora, Lisboa.

Organizer

Maria Condado