“Tales on Stage” – Residência de Théa Haug & Stef Ulonka

  • Performance
  • transdisciplinar

Date

Abr 03 - 16 2023
Expired!

Time

All Day

The event is finished.

“Tales on Stage”, de Théa Haug, é uma adaptação cénica de contos clássicos em espectáculos drag, misturando contos de histórias, teatro físico e elementos de circo. No centro deste projecto está a ideia de que o próprio corpo pode contar histórias através da sua interacção com figurinos e adereços. O elemento mágico dos contos de fadas torna-se um recurso para representar a fluidez do corpo e a metamorfose do género para além do binário.
Este projecto é um desenvolvimento de “A Sereia Não Tão Pequena”, um acto a solo de 10mn que x artista criou no Verão de 2022 e apresentou em Berlim, Dresden e Leipzig (Alemanha). Numa interpretação pessoal do famoso conto de fadas de Andersen, Thea reflectiu sobre a sua própria transição de género. A transformação do corpo da sereia apareceu como uma busca por um erótico transfeminino.

Num segundo passo do seu trabalho, quer agora adaptar outra história escrita por Andersen chamada “A Sombra”. Através de uma comunicação sobrenatural com a sua própria sombra, um homem experimenta um encontro com o seu eu escondido e passa por uma mudança radical na sua vida. Numa interpretação estranha deste texto, quer compreender e expressar a complexidade de um interior que sai como uma pessoa trans.

Durante as duas semanas de residência na Trust, Thea vai trabalhar na intersecção entre as práticas textuais e corporais. Por um lado, pretende desenvolver a sua interpretação esquisita do conto de Andersen, reescrevendo-o à sua própria maneira. Para tal, pesquisará mais sobre o tema dos papéis do género nos contos de fadas tradicionais, e mais especificamente a sua orientação emancipatória nas obras de Andersen. Por outro lado, irá explorar novas técnicas corporizadas de narração de histórias. Poderá utilizar novamente alguns elementos de dança, teatro físico e malabarismo de contacto. Também quer implementar novas possibilidades para expressar duas personagens diferentes com um único corpo, como a interacção entre maquilhagem, máscara(s), transformação da voz.

Esta residência seria um primeiro passo de investigação numa criação mais longa. O seu objectivo não é acabar com um produto final, mas sim experimentar métodos e partilhar os seus primeiros resultados num contexto encorajador e inspirador.

 

BIO:

Théa Haug (nome artístico: NymPH Etamine) é escritorx, artista drag e circo activx na comunidade queer de Berlim. A sua prática artística reflecte sobre a sua experiência pessoal como pessoa transfeminina que trabalha na área da educação. Actualmente, explora a metamorfose de género através de performances que assentam em interpretações subversivas de contos de fadas clássicos e desafiam as fronteiras entre criaturas humanas e não-humanas. Numa vida anterior, estudou filosofia e escreveu um doutoramento em política sócio-ecológica na obra de K. Marx. Deixando o campo académico em 2022, decidiu dedicar-se totalmente à sua prática artística, dando ao mesmo tempo uma nova forma à sua reflexão sobre as ecologias queer.

 

Organizer

Théa Haug