Sombras de Alva – Residência de Maria Condado – Jul/Ago 2023

“Pretendo numa residência de 7 dias em Barril de Alva desenvolver um trabalho de pesquisa e experimentação no campo da fotografia e desenho a partir da luz (solar e artificial).
Ao longo dos anos tenho vindo a desenvolver o meu trabalho na área da Pintura deambulando sobre o tema da Paisagem. Todas as incursões feitas em outros médiuns, como a fotografia ou a intervenção na paisagem, têm sido sempre oportunidades exploratórias, de pesquisa para o trabalho de Pintura.
Com este projeto “Sombras de Alva” proponho-me a interagir com a paisagem circundante durante os dias quentes e solares de Agosto, capturando sombras através do desenho e registos fotográficos. Com o pôr do sol, tenciono entrar numa outra fase do trabalho, projetando o que foi recolhido durante o dia numa das paredes dos amplos estúdios que o espaço de residência oferece. Aí (protegida da luz e do calor) pretendo interagir com essas imagens, com as sombras do meu próprio corpo ou com outros desenhos. Estas imagens habitadas poderão ser agora novamente fotografadas, criando uma espécie de matriosca de experiências pictóricas sem fim.”

Maria Condado